quinta-feira, 28 de julho de 2011

10 curiosidades que você provavelmente não sabia!




Geneticamente, um gato macho possui um cromossomo Y e a fêmea o X.
Para uma fêmea sair tricolor, ela deve possuir um cromossômo X (gene amarelo) e outro cromossômo X (gene branco dominante).
No caso do macho, ele também precisaria destes dois cromossômos (XX) e mais o cromossômo (Y), por ser macho. Desta forma, o gato teria uma aberração cromossômica (XXY) e seria estério.



O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo. 
Na sequencia vem o Pastor alemão, Poodle, Golden Retriver e Dobermann Pincher.



As minhocas podem chegar a ter de 2 a 15 pares de corações. Esta quantidade se explica devido a quantidade de sangue que deve circular por todo o seu comprimento. Seu sistema circulatório é simples: Um vaso principal (Artéria Ventral) leva oxigênio aos órgãos e outro vaso (Artéria Dorsal) traz o sangue de volta.
Já a ausência do pulmão pode ser explicada já que suas trocas gasosas (respiração) são realizadas através da pele (cutânea).



Os 4 dentes incisivos (2 em cima e 2 em baixo) do coelho, assim como os do rato, nunca param de crescer. O desgaste dos dentes ocorre através da mastigação e ajudam a diminuir seu tamanho.



A girafa possui 3 metros apenas de pescoço, e ao contrário do que a maioria pensa, ele é sustentado por apenas 7 ossos (vértebras cervicais). A mesma quantidade de ossos que o pescoço de um homem, assim como de um rato, a única diferença é que eles são alongados e bem maiores.
O pescoço de um pássaro tem 14 vértebras, o dobro do pescoço de uma girafa.



 Não só o coração mas também praticamente todo o sistema digestivo deste crustáceo, localiza-se em sua cabeça. O hepatopâncreas é um sistema glandular que tem funções de fígado, pâncreas e estômago, e fica alojado dentro do cefalotórax, a região do corpo dos crustáceos e aracnideos formada pela fusão da cabeça com o tórax.



Este inseto mede 13 centimetros e é capaz de suportar nas costas um volume equivalente a 850 vezes o seu próprio peso. Seria como um homem de 70 quilos, pudesse carregar algo que pesasse 60 toneladas, o peso de 60 fuscas juntos.



Os gases que os ruminantes soltam contêm metano, produzido no processo de digestão do alimento, e equivale a 21 vezes mais que o gás carbônico. O metano contribui com 23% do efeito estufa e só no Brasil, estes animais são responsáveis por 90% de metano produzido no país.
O mais curioso é que a maioria deste gases não saem pelo ânus, e sim pela boca do animal.

Mas antes que as vacas vão para o brejo, vale alertar que o maior responsável pelo aquecimento global é o gás carbonico, emitido por fábricas e carros.




A galinha precisa do galo pra ficar grávida, mas não pra colocar um ovo. Um ovo é um óvulo que a galinha produz, sendo ele fecundado ou não pelo galo, ele será produzido. Portanto, não confundam,  uma coisa é a fecundação, outra é a produção de ovos.



No início do período de reprodução, os testículos do macho crescem o tamanho equivalemnte a um quarto do peso de seu corpo, e começam a produzir grande quantidade de esperma e testosterona.
Com toda esta testosterona na corrente sanguínea, o macho chega a percorrer grandes distâncias para encontrar uma fêmea. Então, durante períodos de até 12 horas consecutivas, ele acasala com quantas fêmeas encontrar. Porém, a testosterona diminui o sistema imune do macho e impede que combata qualquer infecção ou doença. Toda a população masculina morre uns dez dias depois do acasalamento.



----

Adaptado de: Mundo Estranho
Imagens: Getty Images

5 comentários:

Carol Schmidt disse...

a maioria dos gatos amarelos são machos^^

Dayane disse...

Olá Carol, sobre a maioria dos gatinhos amarelos serem machos eu nao sabia, mas vou dar uma pesquisada e quem sabe entra no Top 10 do próximo "Curiosidade Animal"! Obrigada pela dica! =)

Dayane.

Tudoparaserfeliz.blogspot.com disse...

kkkkk cada coisa em!

Anônimo disse...

legal gostei...

Unknown disse...

Como acabar com pulgas e carrapatos, como ensinar truques, tudo sobre cão, cachorro ideal pra crianças e muito mais


http://missaopet.blogspot.com.br/





Postar um comentário