quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Você Sabia? #3

CARRAPATOS E PULGAS


Você mora em área com gramado ou leva o seu animal para passear em parques? 
O seu animal pode estar com pulgas ou carrapatos.

No verão, os cuidados com estes parasitas devem ser redobrados. Mas como manter o meu pet sem carrapatos e pulgas? Se o meu pet já tiver com carrapatos ou pulgas, como posso eliminá-los? Onde o meu animal pode ter contraído tais parasitas? Eu posso pegar carrapato dos meus animais?
As dúvidas mais frequentes forão respondidas ao longo deste post.


Vamos conferir...



Basta ser cachorro para em algum momento da vida ter estes incômodos parasitas. Controlá-los, às vezes, exige perseverança. Carrapatos não nascem no corpo do animal. Nascem no chão e sobem. 


 Um ou outro carrapato pode aparecer ocasionalmente, mas quando aparecem muitos, é sinal que as condições de higiene não estão adequadas. Não necessariamente sujeira, mas pode existir um local inadequado, cheio de esconderijos ou entulhos onde estes parasitas encontram refúgio e procriam, infestando seu animalzinho e o local que ele vive, ou seja, sua casa.


As pulgas também têm sua fase jovem no chão, subindo ao corpo depois. Estudos dizem que para cada cinco pulgas no corpo de um cão, outras 95 estão no chão, na casinha, caminha ou roupinhas, em fase de ovo ou larva. Por isso, acabar com estes insetos é complicado. Precisa ter perseverança.

As pulgas podem picar o ser humano?
Sim, as pulgas de cachorros e gatos podem picar o homem, produzindo lesões muito incômodas.


 Os tratamentos têm de acabar com os parasitas que estão no corpo e com os que estão no chão. Normalmente, é necessário mais de um medicamento. Para aplicar diretamente sobre os animais existem alguns produtos sprays ou top spot (bisnaga para aplicar no dorso), que ajudam a eliminar as pulgas e são receitados conforme a idade e o peso. Quanto ao ambiente, pode ser aplicado um tipo de produto diluído em água, normalmente vendidos em aviculturas.

Alguns balconistas, quando o problema são os carrapatos, sugerem aplicar produtos como o Butox, direto sobre o animal. Pode dar certo, mas podem ocorrer casos de intoxicações que podem levar à morte, portanto, siga apenas orientações de veterinários

Colocar remédio uma só vez resolve? Não. Estes tratamentos eliminam 90% das pulgas e carrapatos na hora e têm um efeito residual por mais algumas semanas. Depois de no máximo um mês, você deve fazer nova aplicação e assim sucessivamente. 

Banhos com xampus antipulgas também ajudam no controle. Ou seja, não existe aquele tiro certeiro que acaba com pulgas e carrapatos de uma vez por todas. Tem de fazer um pouquinho de cada coisa e ir controlando. 

Animais que nunca saem de casa podem ficar anos sem pegar pulgas e carrapatos, já os que saem frequentemente correm mais riscos de desenvolver esses parasitas. 



Apartamentos são mais protegidos do que casas com quintais, e até mesmo as clínicas e pet shops podem ser locais para se pegar uma pulguinha.

Gatos saudáveis não costumam ter pulgas, pois fazem uma higiene criteriosa, lambendo-se todo dia. Já os gatinhos que, por qualquer motivo ficam doentes, relaxam na limpeza do corpo e as pulgas acabam aparecendo.

É importante saber que carrapatos são transmissores de doenças graves aos cães e às pessoas, por isso devem ser controlados com atenção. Pulgas são responsáveis pela transmissão de um parasita intestinal, chamado Dipylidium caninum, portanto, quando fizer o tratamento contra as pulgas é bom vermifugar o animal também. 

Outra questão relevante neste caso é que muitas pulgas e carrapatos podem estar associados a muitos cães ou gatos no mesmo ambiente. Caso isso aconteça, sempre que for tratar um deles contra pulgas e carrapatos, trate todos os animais se não a infestação não acaba nunca.

Eliminando carrapatos e pulgas em 4 passos:

1º Passo:












 Limpe regularmente a sua casa com desinfetante e inseticida líquido, ou em spray. As pulgas e os carrapatos podem se alojar em rodapés, tapetes, lençóis e almofadas. Existem empresas especializadas neste tipo limpeza, especialmente em tapetes.


 2º Passo:

Dê um banho no seu animal de estimação com xampu contra pulgas e carrapatos, ou aplique um inseticida de uso veterinário.


3º Passo:

Para evitar que o animal se contagie novamente, 24 horas após esse banho aplique uma pipeta contra pulgas e carrapatos. Antes leia atentamente as instruções e não esqueça que o remédio deve ser aplicado em um local onde o animal não consiga lamber o produto e reaplicado, de acordo com a bula.

4º Passo:

Se a mascote tem apenas carrapatos, usando luvas esfregue álcool sobre o carrapato e, com uma pinça, retire-o. Se a cabeça do inseto ficar grudada no animal, ela cairá sozinha depois de alguns dias. Desinfete com álcool a área e todos os utensílios utilizados.

Como evitar?
- Pelo menos uma vez por semana faça uma busca nos animais para ver se não têm pulgas ou carrapatos.
- Faça movimentos leves com as pontas dos dedos em todo o corpo do animal.
- Olhe principalmente nas patas, orelhas e cauda.
- Se o animal tiver pêlo longe, o cuidado também deve ser redobrado.
- Repetir o produto antiparasitario externo de acordo com a bula.
- Banhos periódicos
- Ao levar o animal em um parque, fazer a busca assim que chegar em casa e, se achar algum parasita aplicar o produto o mais rápido possível, para não dar tempo do animal infectar o ambiente.



FONTE: http://comunidade.bemsimples.com/ ; http://bbel.uol.com.br/ ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário